TECNOLOGIA

​INSTAGRAM VEM GANHANDO FORÇA COMO FERRAMENTA DE ACESSO A NOTÍCIAS



A agência de notícias britânica Reuters, divulgou um documento intitulado Institute Digital News Report 2020, onde aponta que o Instagram está caminhando para se tornar uma ferramenta de acesso a notícias bastante popular no mundo. Esse levantamento foi feito com pessoas de 12 países, incluindo o Brasil, e registrou a confiança dos usuários com base em como eles consomem notícias em diferentes plataformas.
 
O Instagram já vinha crescendo no quesito popularidade, saltando de 3% para 36% de 2014 a 2020, e agora sua plataforma subiu em média, 3% como a mais procurada por usuários que buscam notícias (de 8%, em 2014, a 11%, em 2020) nos 12 países participantes do levantamento, tendo o Brasil como o país que mais consome informações pela rede social, onde 30% dos 2.058 brasileiros entrevistados relataram que usam o Instagram para esse fim.
 
Seguindo a mesma onda, o Twitter é outra rede social que presenciou um crescimento de 2% em relação ao ano passado. A pesquisa mostrou que 17% dos entrevistados brasileiros afirmam que usam a plataforma para consumir notícias contra os 15% do ano passado.
 
Mesmo com essa crescente nas duas plataformas, o Facebook e o WhatsApp ainda representam as redes sociais mais utilizadas para a consulta de informações, com  expressivos 54% e 48% dos participantes, respectivamente, declarando que consumem notícias nessas plataformas. Contudo, o WhatsApp sofreu uma queda de 5% em comparação ao ano passado.
 
Outro fato importante que o levantamento mostrou é que neste ano (2020) é a primeira vez que as redes sociais (67%) são escolhidas frente à TV (66%) em relação ao consumo de informações. Por mais que a vitória das plataformas seja por apenas um ponto percentual, isso mostra como as coisas estão mudando no âmbito das notícias.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |  15/06/2020 - 16h





MEIO AMBIENTE  |  26/11/2020 - 00h