MEIO AMBIENTE

A busca por fontes de energia limpa




Foto redação Primapoint

A produção de energia a partir de fontes limpas está em alta nos dias de hoje, pois evita problemas ambientais, tais como a emissão de gases do efeito estufa, por meio da queima de combustíveis fósseis para a geração de energia.
Entre as fontes de energia limpas existentes, as mais conhecidas são: energia eólica, biocombustíveis, energia geotérmica e energia solar.
A energia solar é uma forma de energia gerada pelo calor e luz do sol, trata-se de uma fonte de energia sustentável e inesgotável cuja aplicação cresce gradativamente em escala global.
No Brasil, a geração de energia solar está crescendo consideravelmente, pois segundo pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a participação da energia do sol na matriz energética brasileira foi de 0,1% em 2016 para 1,2% em 2019.
A obtenção da energia solar acontece de duas formas:
- Energia fotovoltaica: é um sistema que utiliza geradores de energia solar formado por inversores e painéis solares, feitos de silício para converter a radiação solar em energia elétrica. A energia fotovoltaica é uma das fontes de energia limpa que mais cresce atualmente;
- Energia térmica: esse sistema utiliza tubos a vácuo ou coletores (placas) para aproveitar o calor do sol e transferi-lo para a água. O vapor obtido por esse processo pode ser aplicado em residências, instalações de pequeno porte, entre outros.
O sistema de placas fotovoltaicas pode ser instalado em residências onde é possível gerar créditos que serão compensados nos períodos noturnos ou de baixa geração. Em muitos casos o consumidor paga somente a tarifa mínima, obtendo uma economia de até 90% na fatura de energia e ainda possibilitam ao consumidor usufruir de mais conforto sem tanta preocupação com o consumo de energia elétrica e o valor que pagará no final do mês. Indústrias, comércios e propriedades rurais podem se beneficiar com a instalação do sistema de energia solar, pois o consumo de energia elétrica é muito alto. 

Placas fotovoltaicas em Primavera

A empresa Engpontal Engenharia e Comércio Ltda, fundada em 2011 pelo Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Pedro Sergio Pimenta, atua em manutenção preventiva e corretiva em usinas hidrelétricas, subestações, grupos geradores a diesel, instalações elétricas residências, comerciais e industriais, e é a pioneira na cidade na instalação de sistemas de placas fotovoltaicas.
Em Primavera, usando marcas de liderança mundial, a Engpontal já instalou mais de 60 sistemas fotovoltaicos, totalizando mais de 2800 painéis instalados em residências e comércios, o que equivale a mais de 930KWp de potência instalada e mais de 1,1GWh gerados.
O trabalho realizado pela Engpontal vai desde a visita no local onde será instalado, como a análise do consumo de energia elétrica, elaboração e instalação do projeto que atende a demanda, e o suporte no pós venda.

Benefícios e vantagens da energia solar

Redução dos gastos com energia elétrica 
Adaptabilidade nas regiões isoladas que não possuem rede 
Preservação do meio ambiente 
A produção de energia elétrica à base de combustíveis fósseis tem prazo de validade, uma vez que tais recursos podem esgotar um dia, o caso do petróleo. 
A energia do sol, por sua vez, é uma fonte abundante, gratuita e inesgotável.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MEIO AMBIENTE  |   18/11/2020 16h28





MEIO AMBIENTE  |   01/11/2020 08h39


MEIO AMBIENTE  |   18/10/2020 00h26