GERAL

Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo



O dia 9 de novembro é um marco na humanidade, pois é comemorado o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-semitismo.

A data tem relação com a noite do dia 9 de novembro de 1938, que ficou conhecida como a Noite de Cristal e com o início de um dos episódios mais sombrios da história da humanidade: o Holocausto.

Entre o dia 9 e 10 de novembro de 1938 incendiaram-se centenas de sinagogas, profanaram cemitérios judaicos, destruíram e saquearam mais de 7500 lojas, mataram milhares de pessoas e 30 a 35 mil judeus foram deportados. O motivo dessas ações foi pelo assassinato do secretário da embaixada alemã em Paris, Von Rath, cometido por um jovem judeu polaco, a 7 de novembro. 

Cerca de 6 milhões de mortes foram causados pela doutrina fascista e anti-semitista do nazismo. A data é relembrada anualmente não só pelos alemães, mas também por todo o mundo, com o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo.

A data foi criada pelo Palamento Europeu, tendo em vista a luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia. Dizer não ao fascismo e ao anti-semitismo é o objetivo da data.

Curiosamente o dia 9 de novembro marca também a queda do muro de Berlim, em 1989.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAL  |   09/12/2020 23h01





GERAL  |   20/11/2020 14h05