GERAL

Município de Rosana comemora 30 anos




Cidade de Rosana completa 30 anos de emancipação política e administrativa. Fonte foto: Banco de imagens Prefeitura de Rosana

Hoje (05) é o aniversário do município de Rosana. Cidade que carrega muita história ao longo desses 30 anos, porém surgiu muito antes, desde a década de 1950,  com a expansão do Ramal Ferroviário pela Companhia de Estrada de Ferro Sorocabana para o extremo oeste do Estado, com o objetivo de ocupar essa região e ligar o Estado de São Paulo ao Mato Grosso do Sul, através da construção do Ramal de Dourados.

Sendo assim, a empresa Camargo Correa se instala no Pontal, para fazer o loteamento das terras e a cidade ganha o nome de Rosana, em homenagem a uma das filhas de Sebastião Camargo, proprietário da empresa.

Em 1964, Rosana passa a ser distrito de Teodoro Sampaio, e em 1990 que é elevada à categoria de município com a denominação de Rosana, por Lei Estadual nº 6645.

Um município com localização geográfica estratégica, faz divisa com os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, próximo a países como Paraguai e Bolívia; possui dois grandes e importantes rios, com alto potencial turístico, náutico e pesqueiro,  o rio Paraná e o Paranapanema, cada um com uma usina hidrelétrica;  presença de mata nativa e fauna local preservados, e assentamentos rurais que retratam a história de ocupação do Pontal do Paranapanema.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM