COLUNAS



PENSARE - UNIVERSOPSI

com


Gláucia Moro Dupprê


Avatar Gláucia Moro Dupprê
2020 - O Ano em que os Lábios se fecharam e os olhos se abriram



2020: 0 ano em que os lábios se fecharam e os olhos se abriram 


 Sabemos que algumas culturas do mundo mulheres utilizam um lenço sobre o rosto,  somente os olhos ficam aparentes. Porém, o que tenho a lhes dizer não é sobre a cultura e sim sobre o ano em que a humanidade teve que cobrir seu rosto, todos sem exceção ...

O ano é 2020. 

O ano em que surgiu uma pandemia mundial.  Um inimigo invisível e mortal. Inimigo este que não se sabe como combater. Onde o uso de máscara e assepsia das mãos foi a maneira mais rápida para proteção. Não a melhor, mas a única opção.

De repente muitos se veem isolados, a simples ida ao mercado se torna algo ritualizado, por vezes amedrontador, gerando ansiedade, medos,sentimentos a flor da pele, incerteza do futuro. 

Com o isolamento social fenômenos latentes começaram a emergir, violência doméstica, abuso e violência sexual. O que nos faz refletir, o ser humano em sua essência surge, tanto no lado da bondade como da maldade. Nunca se presenciou tanto os transtornos mentais como agora .

A resiliência veio com tudo, muitas pessoas sem saber o que  o que fazer, diante do isolamento, desemprego, percas, se viraram e reviraram, se reinventaram nessa luta pela sobrevivência. 

Em meio a tanta incerteza sobre o dia de amanha e o futuro , onde os olhos são literalmente o espelho da alma , a comunicação se faz quase que exclusivamente através deles . 

Talvez o ano de 2020 nos trará como lição a dada importância da palavra empatia, ou também mostrar que: 

“quem é  sempre foi,
e quem não foi não será ..... 
Será? .....
Há poucos dias de se findar o ano  2020 , que ficara na memoria de todos , talvez você tenha planos , talvez não ....  e esta tudo bem .... 
O fato é , o plano ideal é apreciar a presença e valorizar o que se tem , se agraciar pelo ficou e ter esperança com o que virá . Um mundo renovado .
As lagrimas e percas inevitáveis ficarão na memoria desse ano .
Mas para os sobreviventes  desse ano, não faça planos de 5 , 10 anos , faça planos hoje , amanha , para essa semana , olhe para quem divide o mesmo com você todos os dias , reflita sobre seus atos  , sem mascaras  e leveza. Perdoe o que tiver que perdoar , esquece o que não tem perdão .
Esse é o momento de valorizar a presença  e ver que simples mesmo é ser feliz 
Um abç psico Gláucia Moro Dupprê

Galeria de Fotos:



Sobre Gláucia Moro Dupprê

Psicóloga

Psicóloga há 10 anos, MBA em Gestão da Psicologia Organizacional, Facilitadora em TRE- Técnica de Redução do Estresse e cursando Especialização em Psicologia Cognitiva e Comportamental. Com a coluna 'Pensare' - Universo Psi, trazendo informações sobre T.R.E (técnica de redução de estresse) e seus benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Abordando também questões referentes ao comportamento humano e suas emoções. Temas relacionados ao ser humano através da visão da Psicologia Cognitiva e Comportamental.


Sobre a Coluna

Pensare - UniversoPSI

A coluna "Pensare" - Universo Psi nos traz informações sobre T.R.E.( técnica de redução do estresse ), seus benefícios para o corpo, mente e espírito. Aborda também questões referentes ao comportamento humano e suas emoções, através da visão da Psicologia Cognitivo e Comportamental !


COMENTÁRIOS