COLUNAS



PENSARE - UNIVERSOPSI

com


Gláucia Moro Dupprê


Avatar Gláucia Moro Dupprê
AUTO ESTIMA II



O que é autoestima?
Autoestima é a avaliação que fazemos sobre nós mesmos, podendo ser positiva ou negativa. Essa avaliação é feita com base em como percebemos nossos sentimentos, emoções, crenças, ações, comportamentos ou conhecimentos.
Em outras palavras, é como nos vemos e o valor que nos damos. Como você se enxerga? Se acha feio? Bonito? Inteligente? Divertido? Sem graça? Competente? Incompetente? Tudo isso são valores e eles têm relação com sua autoestima.
Como você pode ver, essa avaliação pode ser feita tanto para cima quanto para baixo. Dependendo de como me estimo, posso me achar feio ou bonito. Isso independe da nossa aparência, já que tem muito mais a ver com se sentir bem consigo mesmo.
Por isso que quando falamos de autoestima precisamos falar, também, de baixa autoestima e de autoestima elevada. Afinal de contas, elas são os dois extremos desse assunto. Vamos lá?
Baixa autoestima
A baixa autoestima é a estima mais conhecida. Se você não saiu do planeta nos últimos anos, deve ter reparado que as redes sociais estão cheias de pessoas com esse estado psíquico, não é mesmo?
É tanta gente falando que está triste, que não confia em si mesmo, que tem medo de arriscar, que fica procrastinando, que não gosta do próprio corpo, que não consegue uma namorada(o), que não gosta do corpo, que se sente incompetente, entre outras coisas.
O que é isso? Todas essas lamentações podem ser resumidas em uma única frase: “eu não acredito em mim, não me acho capaz e não gosto do que sou”.
Isso é a baixa autoestima. Nela nós nos avaliamos de forma negativa, somos pejorativos com nossos comportamentos, pensamentos e com o nosso corpo. Acreditamos que não merecemos nada e que nossos talentos são limitados.
Além disso, é comum que a baixa autoestima venha acompanhada de alguns sintomas.


Um Abç . Psico Gláucia Moro Dupprê

Galeria de Fotos:



Sobre Gláucia Moro Dupprê

Psicóloga

Psicóloga há 10 anos, MBA em Gestão da Psicologia Organizacional, Facilitadora em TRE- Técnica de Redução do Estresse e cursando Especialização em Psicologia Cognitiva e Comportamental. Com a coluna 'Pensare' - Universo Psi, trazendo informações sobre T.R.E (técnica de redução de estresse) e seus benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Abordando também questões referentes ao comportamento humano e suas emoções. Temas relacionados ao ser humano através da visão da Psicologia Cognitiva e Comportamental.


Sobre a Coluna

Pensare - UniversoPSI

A coluna "Pensare" - Universo Psi nos traz informações sobre T.R.E.( técnica de redução do estresse ), seus benefícios para o corpo, mente e espírito. Aborda também questões referentes ao comportamento humano e suas emoções, através da visão da Psicologia Cognitivo e Comportamental !


COMENTÁRIOS