COLUNAS



FUTEBOLISTICAMENTEFALANDO

com


Ricardo Mendes Silva


Avatar Ricardo Mendes Silva
PALMEIRAS X CORINTHIANS, É O MAIOR CLÁSSICO DO BRASIL?
Muitos jornalistas e torcedores afirmam que em termos de rivalidade o Grenal é o maior, mas em tamanho, Corinthians e Palmeiras supera todos outros clássicos.



Corinthians e Palmeiras iniciam a disputa pelo título do Paulistão nesta quarta-feira, dia 5, às 21h30min, na Arena Corinthians. O segundo e decisivo confronto acontecerá no sábado, dia 8, às 16h30min, no Allianz Parque. Por ter melhor campanha, o Palmeiras tem a vantagem de decidir o título no Allianz Parque.

Muito se discute qual o maior clássico do Brasil, se Palmeiras e Corinthians, o GreNal ou Flamengo e Vasco. No entanto, é sempre destacado a rivalidade entre os times gaúchos por haver apenas duas grandes forças disputando um território como é em Minas Gerais, entre Cruzeiro e Atlético-MG, por exemplo.

 

O mundo do jornalismo esportivo brasileiro está recheado de opiniões. Grandes nomes atestam que o maior clássico sempre dependerá de uma proximidade de quem avalia. Sendo assim, para a cronica esportiva do sul, o GreNal será o maior. Entretanto, para os cariocas ou para os paulistas, o FlaFlu ou Palmeiras e Corinthians será maior, respectivamente. Uma discussão cheia de argumentos, histórias e confrontos que rende debates no jornalismo esportivo, mesas de bares e churrascos.

Qual estádio é melhor, quem tem maior número de sócios e até número de seguidores nas redes sociais, o clássico paulista ultrapassaria as quatro linhas, sendo reconhecido até mesmo em outros estados como o maior clássico do país, por respeito e admiração aos tamanhos dos clubes.

O clássico é tão importante que possui algumas marcas históricas:
  • Já serviu para salvar o São Paulo da falência iminente, no que ficou conhecido como “Jogo das Barricas” em 1938;
  • Já serviu para apoiar o Partido Comunista Brasileiro em 1945, fato que virou livro (¨Palmeiras x Corinthians 1945 – o Jogo Vermelho¨, escrito por Aldo Rebelo);
  • Já foi citado no filme “Boleiros”, em 1998;
  • Já virou filme, “O Casamento de Romeu e Julieta”, em 2005, com Luana Piovani no papel principal. O filme foi distribuído não só no Brasil, mas em vários países do mundo.
  • Já definiu vários campeonatos paulistas, torneios Rio-São Paulo, dois campeonatos brasileiros e até mesmo um dos finalistas da Copa Libertadores da América em 1999.

Palmeiras e Corinthians, duas potências de 42 milhões de torcedores

Pesquisa realizada pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo durante o ano de 2018 e divulgada em janeiro de 2020. Foram entrevistadas 12745 pessoas. A pesquisa considerou a população Brasileira como sendo de 211 milhões para calcular o número de torcedores e a margem de erro foi de (2,1%).

  •  Corinthians 13,44% do número de torcedores do país, numericamente a 28,37 milhões de pessoas
  • Palmeiras 6,21% do número de torcedores do país, numericamente 13,12 milhões de pessoas

Os parelhos números co
mprovam a grandiosidade do clássico


Número de jogos 364

Vítórias do Corinthians 128

Vitórias do Palmeiras 127

Empates 109

Número de gols 1002

Gols marcados pelo Corinthians 484

Gols marcados pelo Palmeiras 518

Maior goleada Palestra Italia 8-0 Corinthians (Campeonato Paulista/Rio-São Paulo - 5 de novembro de 1933)

Última partida Corinthians 1-0 Palmeiras (Campeonato Paulista - 22 de julho de 2020)

Número de jogos no Campeonato Brasileiro desde 1971

Número de Jogos 53

17 Vitórias do Corinthians

17 Vitórias do Palmeiras

19 Empates

64 Gols do Corinthians

54 Gols do Palmeiras

 Última partida Palmeiras 1 – 1 Corinthians (Campeonato Brasileiro de Futebol 2019) 9 de novembro de 2019


 


Sobre Ricardo Mendes Silva

Jornalista


Sobre a Coluna

FutebolisticamenteFalando

Futebol sempre foi minha paixão, e na minha coluna “Futebolisticamente Falando” vou estar expondo as informações dos bastidores do futebol nacional e internacional, e destacando também o nosso futebol regional.


COMENTÁRIOS