COLUNAS



MAIS UMA DOSE

com


Maira Camargo Ramos


Avatar Maira Camargo Ramos
As ferramentas de trabalho de um bartender




Utensílios básicos do bartender

Olá querido leitor!

Hoje vim apresentar para vocês alguns itens que todo bartender profissional tem no seu local de trabalho. Por trás dos drinks e coqueteis existem diversos utensílios específicos para o preparo de boas bebidas.

COQUETELEIRA
Utensílio muito utilizado na elaboração de coqueteis batidos, pois é nela que são colocadas as bebidas de diferentes densidades que não se misturam com facilidade. No mercado encontramos diversos modelos e tamanhos de coqueteleiras, contudo a mais utilizada pelos bartenders é a coqueteleira de Boston. Outro modelo utilizado é a coqueteleira tradicional, que é composta por três partes: copo, a tampa que tem um filtro para coagem e uma tampa menor que pode ser utilizada como um dosador.

    
               COQUETELEIRA DE BOSTON                                                                      COQUETELEIRA TRADIONAL DE TRÊS PARTES 
 
STRAINER
Ferramenta utilizada para separar o gelo e o bagaço de frutas do restante do coquetel que será servido no copo. Ele é composto por uma haste, as molas que servem para reter pedaços maiores de frutas e por apoios nas extremidades que acoplam na coqueteleira perfeitamente

                                STRAINER                                                                                    STRAINER SENDO UTILIZADO PARA COAR
 
COLHER BAILARINA (COLHER DE BAR)
Utilizada para misturar os coqueteis, hoje encontramos muitos modelos de colheres, de diversos tamanhos, comprimentos diferenciados, corpo em espiral e também com vários tipos de pontas, que podem ser ponta simples, ponta com disco que serve para macerar, ponta com tridente para espetar frutas, guarnições, entre outras. 

TIPOS DE COLHERES BAILARINA
 
MACERADOR
Muitos coquetéis são feitos a base de frutas e, assim, o macerador auxilia a extrair o suco de frutas dentro da coqueteleira. Dê preferência para maceradores em plástico ou inox, por questões de higiene e evite maceradores de madeira, pois estes podem reter sujeira e contaminar seu drink. 

MACERADOR DE INOX E MACERADOR DE PLÁSTICO
 
PEGADORES
Em hipótese alguma o bartender deve utilizar as mãos para pegar os ingredientes que vão nos coqueteis. Estes utensílios são utilizados para pegar gelo em menor quantidade, frutas ou outros insumos. Devendo cada pegador ser utilizado para uma finalidade.
DIVERSOS MODELOS DE PEGADORES
 
TÁBUA E FACA DE CORTE
A tábua é o local adequado para corte de frutas e insumos, assim como os maceradores, opte por tábuas de vidro temperado ou de polipropileno e evite usar as de madeira. Uma boa faca de corte faz toda diferença na hora do preparo do coquetel, pois agiliza o trabalho do bartender e deixa as frutas ou os insumos com cortes simétricos e apresentáveis.
TÁBUA E FACA DE CORTE 
PÁ E BALDE PARA GELO
As pás de gelo servem para manusear o gelo em maior quantidade e geralmente têm furos no fundo para escoar a água que se acumula com o derretimento do gelo. Os baldes de gelo é onde o bartender acondiciona o gelo utilizado durante o preparo dos coqueteis, sendo necessário que apresente uma capacidade considerável para que não seja necessário a reposição a todo momento
.
BALDE E PÁ PARA GELO
DOSADOR
Item utilizado para medir corretamente as bebidas que serão utilizadas nos coquetéis. O dosador mais comum apresenta medida de 50ml, mas também existem outros modelos, como o dosador japanese de 25ml, 10ml. Há também em lojas especializadas dosadores com marcações internas que facilitam a utilização da quantidade de bebidas.

DOSADOR COM MEDIDA INTERNA E DOSADOR UNIVERSAL DE 50ML

BIQUEIRA
Ferramenta utilizada na boca das garrafas que não têm o bico dosador acoplado. Serve para direcionar e controlar a quantidade de líquido que vai na coqueteleira ou no copo. Existem modelos de inox (profissional) e plástico.

BIQUEIRA DE INOX E BIQUEIRA DE PLÁSTICO
TAPETE DE BORRACHA (Shaker mat)
Na estação de trabalho dos bartenders é comum que caia bebida fora do copo ou até mesmo do derretimento do gelo, então este tapete feito em borracha é para apoiar a coqueteleira e tem a finalidade de reter o líquido excedente do preparo do drink. 
TAPETE DE BORRACHA PARA APOIO DA COQUETELEIRA NA ESTAÇÃO DE TRABALHO 

Eu, como bartender que tenho como carro chefe atender eventos, utilizo esses utensílios na elaboração dos drinks e coqueteis, porém bartenders de bares, hotéis e restaurantes que atendem outro tipo de público, onde há um carta de coqueteis mais elaborados há outras ferramentas de trabalho que não foram aqui apresentadas, como o mixing glass (copo de preparo de coqueteis da modalidade mexido, o descascador zester, que faz raspas de cítricos, o maçarico, entre outros.


Até a próxima dose!


Sobre Maira Camargo Ramos

Bacharel em Turismo

Bacharel em Turismo formada pela Unesp Rosana em 2010. Ao longo da vida acadêmica trabalhei em vários setores do mercado turístico, desde hotelaria, agência de viagens, organização de eventos e viagens. Ministrei aulas em projetos de extensão e fui membro da Atlética por dois ano. E foi durante a graduação que fiz um curso de Bartender pela Associação Brasileira de Bartenders, com especialização no SENAC PR, com o curso "Preparo de drinques e coqueteis". Trabalhei 12 anos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com Educação Ambiental e acredito que a educação pode mudar o mundo para melhor. Hoje tenho minha empresa "Maíra Camargo Bartender" que tem como carro-chefe atender eventos em geral, fazendo drinques e coqueteis para os convidados num modelo open bar. Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social tive que reinventar meu negócio, e a forma que encontrei de continuar trabalhando foi fazendo os Drinks Delivery, o que é um grande sucesso na cidade. Outra grande oportunidade que surgiu durante a pandemia foi entrar para a equipe do Primapoint, como colunista e redatora. O convite foi aceito com grande satisfação, pois o gosto pela leitura e o conhecimento da língua portuguesa me fazem acreditar que posso contribuir e aprender cada vez mais.


Sobre a Coluna

Mais uma Dose

A coluna, apresentará materiais sobre drinks e coquetéis, eventos, historia das bebidas, sorteio para os leitores, videos para ensinar como elaborar drinks


COMENTÁRIOS